MC Cabinda

 - MC Cabinda
MC Cabinda

Biografia de MC Cabinda

Domingos França Francisco, Também Conhecido Por; MC Cabinda, Papa Francisco & Rei Do Duplo Sentido, Nascido Aos 10/10/85. Em Luanda, Capital De Angola.
Despertou o Gosto Pela Música Ainda Pequeno Quando Fazia Playbacks Na Escola e Em Festas De Família, Na Sua Infância Teve Como Inspiração Eduardo Paim, Paulo Flores e Michael Jackson, Seu Artista Favorito.

 

Tendo uma infância dividida em entre cassenda, alvalade, maculusso e palanca, foi no palanca onde formou o seu primeiro grupo TEM SHINE composto por elementos que viviam na rua f (a famosa rua de Bento kangamba e kabuscorp, que actualmente passou a ser conhecida como rua do Francis), o grupo não demorou a tornar-se um fenómeno no bairro tendo em Francis como a maior referência coisa que despertou interesse a ícones como KOOL KLEVA que na altura vivia no mesmo bairro, KLEVA passou a ser uma espécie de padrinho e instrutor de FRANCIS, e daí em diante alternando aparições em grupo e a solo FRANCIS conheceu palcos do bahia, chá de caxinde e outros locais onde se exibiam os melhores executantes de rap.

 

Em 2008 apesar do anonimato KLEVA afirmou na midia que FRANCIS já estava entre os 10 melhores rappers da sua preferência.

 

Em 2011 FRANCIS com consentimento do seu grupo começa apostar numa carreira a solo e lança a música “DIVAS” que foi aclamado pela crítica do rap com o melhor jogo de palavras, em 2012 FRANCIS convida o READY NEUTRO para participar na sua outra música promocional de título “FUBA” e o READY sugeriu o ABDIEL, EXTREMO e DOUBLE S, o que aparentava ser só + uma música tornou-se no maior sucesso de rap dos últimos tempos, FUBA transformou-se no hino da música nacional e é a música rap com mais versões na lusofonia.

 

FRANCIS e outros elementos que participaram da música tiveram que dar uma paragem nas carreiras a solo para abraçar o tão aclamado projecto “ELENCO DE LUXO”.

 

No ELENCO DE LUXO a exposição de FRANCIS passou a ser maior e recebeu o título de REI DO DUPLO SENTIDO pelo jeito único de construir os versos e exagerar nos duplos sentidos e trocadilhos.

 

O sucesso da música FUBA gerou vários prémios para o projecto ELENCO DE LUXO destacando-se TOP RÁDIO LUANDA 2013 e ANGOLA MUSIC AWARDS 2014.

 

Mesmo sem obra a solo o FRANCIS é considerado pela crítica um dos melhores da actualidade devido a sua linha de composição que é repleto de figuras de estilos, a forma de escrita de MC CABINDA exige do ouvinte uma atenção redobrada fazendo assim com que ouvinte ouça o artista várias vezes.

 

Reconhecimento

  • C4_PEDRO
  • YANICK AFROMAN
  • KOOL KLEVA
  • CEF
  • MC K
  • VUI VUI
  • PUNIDOR
  • ANSELMO RALPH

Já Usaram As Redes Sócias e As Rádios Para Mostrarem a Sua Admiração Pelo Mesmo.

 

Discografia

2005
Mixtape cidade do lodo (Tem Shine)

 

2006
Mixtape cidade do lodo vol.1 (Tem Shine)

 

2009

Mixtape cidade do lodo vol.2 (Tem Shine)

 

2010

colectânea palanca (Tem Shine)

 

2010

EP “DIVAS”
FRANCIS

 

2011

Mixtape Duplo Impacto
FRANCIS & READY NEUTRO

 

2013

Mixtape “Isso não é um grupo”
ELENCO DE LUXO

 

2015

Mixtape “duplo impacto”
FRANCIS e READY NEUTRO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *