Richie Campbell

 - Richie Campbell
Richie Campbell

  • Artista: Richie Campbell
  • Categoria: Sem categoria
  • Downloads: 745

Biografia de Richie Campbell

Ricardo Dias de Lima Ventura da Costa mais conhecido por Richie Campbell (Caxias, 25 de Novembro de 1986) é um cantor português de música do gênero Reggae, Dancehall e R&B.

 

Reconhecido como o primeiro fenómeno da Internet a nível nacional, Richie Campbell fez história quando, em 2011, se tornou o primeiro artista em Portugal a esgotar uma sala da dimensão do Campo Pequeno sem editora.

 

O primeiro álbum de originais do artista foi lançado em 2012. “Focused” foi gravado na Alemanha e conta com um leque de colaborações jamaicanas de peso, como a cantora Ikaya, Anthony B ou Turbulence. É também neste álbum que figura o hit “That’s How We Roll”, nomeado para um Globo de Ouro em 2013.

 

Em Maio de 2015, Richie Campbell foi o primeiro artista nacional a lançar um álbum sem aviso prévio. “In The 876” foi produzido pelo jamaicano Niko Browne e gravado entre Kingston, Jamaica, e Lisboa. O álbum foi n.º 1 do top do digital em apenas 2 horas.

 

O lançamento surpresa foi um inédito em Portugal e deu o mote para um ano imparável de Richie Campbell. A tour “In The 876”, feita juntamente com a 911 Band, decorreu entre 2015 e 2016 e passou por países como Alemanha, Polónia, Inglaterra, França, Suíça, Suécia, Itália, Austria, Luxemburgo e ainda pela Jamaica e Barbados.

 

Paralelamente à In 876 Tour, 2016 marcou um ano de reinvenção da música de Richie Campbell, no qual se destaca a colaboração inesperada com Nelson Freitas no tema “Break of Dawn”, que foi o vídeo de música mais visto do ano em Portugal e conta com mais de 20 milhões de visualizações; a remistura do hit “Work”, de Rihanna; e o aclamado “Do You No Wrong”, produzido por Lhast, ao qual foi atribuído single de platina.

 

Em 2017 Richie regressará à estrada e será um ano marcado pelo lançamento de novas músicas e pelo regresso às sonoridades R&B e Dancehall que marcaram o início da carreira do artista.

 

Carreira

Começou na banda Stepacide em 2010 e fez parte do projecto No Joke Sound System, tendo abandonado ambos os projectos em 2010 para se focar na sua carreira a solo. Ainda no ano de 2010 lançou o seu primeiro álbum My path, disponível só em forma de download gratuito e viu lançado um EP seu na série 6 da Optimus Discos, dirigida por Henrique Amaro. Ficou em primeiro lugar no top 1000 mundial, com a mesma pontuação de Alessia Cara, Anne-Marie e Ariana Grande.

 

Com o disco “Focused” obtém grande sucesso destacando-se a faixa “That’s How We Roll”‘” que é nomeada aos Globos de Ouro 2013.

 

Em 2012 iniciou a Tour Focused, em que o seus últimos concertos da tour tiveram lugar no Porto e em Lisboa onde gravou Live at Campo Pequeno que foi lançado em 2014 no formato Cd e DVD.

 

No dia 4 de maio de 2015 lançou sem aviso prévio o disco “In the 876”, que em duas horas chegou ao top de vendas do ITunes. Este disco foi gravado em Kingston, capital da Jamaica e Lisboa, capital de Portugal. O seu nome é uma referência ao indicativo telefónico da Jamaica.

 

Em 2016 lançou o single “Do You no Wrong” que devido ao grande sucesso ganhou o prémio de “Single de Ouro” e “Single de Platina”.

Discografia

EPs

“Richie Campbell” (2010)

“Come quarantine w me” (2020)

Álbuns

“My Path” (2010)

“Focused” (2012)

“Live at Campo Pequeno” (2014)

“In the 876” (2015)[2][3]

“Lisboa” (2017)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *