Duas Caras – Nikensa Yesu (feat. Coral Tchatchus & Jay Arghh)

Duas Caras - Nikensa Yesu background
Duas Caras – Nikensa Yesu (feat. Coral Tchatchus & Jay Arghh)
Duas Caras
Nikensa Yesu
533 Downloads download icon

ouvir musica

previous
play_pause
next
speaker
0:00
0:00

Baixar Musica MP3 download icon

  • Author: Duas Caras(feat. Jay Arghh)
  • Titulo: Nikensa Yesu
  • Categoria:
  • Ano: 2024
Duas Caras - Nikensa Yesu Download mp3

biografia de Duas Caras

Hermínio Chissano também conhecido por Duas Caras é um rapper moçambicano nascido em 1978 no bairro do Aeroporto, na periferia da cidade Maputo, onde começou a dropar nos meados dos anos 90. Na adolescência apaixonou-se pelo Rap, tendo o americano Jay-Z como ídolo.

 

Enquanto jovem, sempre sereno e introvertido, decidiu desabafar e expressar-se criativa-mente através do rap. Começou em 1997 e com Denny OG, Dj Damost, Stuped Man e N´Star formou o agrupamento “Tropas do Futuro”. Depois que o grupo se desintegrou formou a Gpro com Djo e Cem Paus (ex-Stuped Man). Em 2003, o agrupamento lançou de forma independente o álbum “Um passo em frente”, no qual Duas Caras mostrou uma linha de RAP consciente e educativa que muitos não conheciam. Com rimas elaboradas cheias de metáforas refinadas e duplos sentidos, “Um passo em frente” trouxe para o Hip Hop Moz um liricista de nobre distinção.

 

Depois de dois anos a percorrer o país do Rovuma ao Maputo, a cantar em recintos super lotados de jovens ávidos de ver de perto os rapazes do “País da Marrabenta”, de aclamações nacionais e internacionais, Duas Caras interrompe a sua ligação à GPRO(Fam).

 

Foram vários os motivos que levaram a decisão entre Duas Caras e a GPRO, mas quem na verdade sofreu com essa ruptura foram os fãs do grupo (e do artista) e o Hip Hop moçambicano. Meses volvidos, Duas Caras junta-se ao projecto Extaka Zero onde adopta a alcunha de Xkopeta. Com N´Star e Jay Pee lança o álbum “Do Rovuma ao Maputo”, uma fusão de ritmos (vulgo pandza/dzukuta em Moçambique) com rap.

 

O CD é um sucesso (de vendas e espectáculos), porém, o Tio Duas “perdeu” alguma admiração por parte de alguns dos seus admiradores que o acusavam de ter traído o rap.

 

Em 2006 é anunciado o seu regresso a GPRO para satisfação dos fãs, e o som de regresso “De volta a casa”, é cantado e entoado em todos os circuitos de rap.

 

Envolto em alguma polémica, lança “Sujo Sujo”, uma resposta a aqueles que o chamavam de traidor da camisola que sempre vestiu. Seguiram-se “Cú Gordo”, “Dzukupandza” ,“1º freestyle do ano” e “Presidência Aberta”, este último concebido para o projecto Gpro Mixtape.

 

Duas Caras abandonou a Gpro mais uma vez, tendo lançado um single de forma independente nesse período, mas voltou pouco depois, onde volta a ser o principal artista ao lado do Trez Agah.

Em 2015 laçou o single “Dinda” ao lado do cantor Twenty Fingers

 

Discografia

  • (2004) Um Passo Em Frente – CD
  • (2006) Do Rovuma ao Maputo – Extaka Zero
  • (2009) Mixtape da GPro – Mixtape
  • (2009) Kara Boss – Single
  • (2010) Na Linha da Frente – CD
  • (2011) Tondje Mcee – EP
  • (2012) Forever – Single
  • (2013) Foreva – CD
  • (2017) Duditos Way – EP

 

Sigles

Listas de músicas a Solo;
Ano Titulo Compilação
2018 Melanina (Com G2 e Tulé) Geração De Ouro Moçambique
2017 Vale Do Rei (Com G2) Duditos Way
2016 Takdir “Remix”
2016 Garfield The Goyt
2010 Góia “Remix” (Com Hernâni Da Silva, Trez Agah & Ace Nells)
2010 Góia (Com Trez Agah & Ace Nells)
2011 Charles (Com Rui Michel) Tongje Mcee
2015 Dinda (Com Twenty Fingers)
2012 Apocalipse (Com Flash Enccy)
Cú Gordo
1º Freestyle Do Ano
2010 KaraBoss “Remix” (Com G2, Kloro, Sam The Kid, Mister K, Lay Lizzy, Trez Agah, Valete, Sem Paus & Suky) Na Linha Da Frente
KaraBoss (Com G2)
2009 Presidência Aberta GPRO – Mixtape Vol.1
Sujo Sujo
A Tua Dama “Remix” (Com N´Star)
Maputo O Ultimo Samurai Vol. 2
2010 SMS (Com G2) Na Linha Da Frente
Underground – (Com N’Star & JP-Estaca Zero)
Putos Matrecos
Bizo
2011 Tongje Mcee Tongje Mcee
Geração TV (Com Sam The Kid)
2012 Frank Lucas Contra Cultura – Mixtape
2013 Blue Magic Forever
De Volta A Casa
DzukuPandza (Com Sem Paus)
2011 Talhe Da Foice Tongje Mcee
Listas De Músicas Como Participante:
Ano Titulo Compilação
2018 O Teu Corpo é Meu Hospício (Com G2) Geração De Ouro Moçambique
2018 Sou Do Guetto (Com Duas Bocas)
2017 Hip-Hop (Com Eva Rap Diva, Reptile & Fabious) Eva
2016 1B (Com Bander & Dygo Boy Jurus)
2016 90 Graus (Com Imo Cabir & Sidof)
2015 Killa Rappers (Com Kay Real & Kalash )
2017 Tchova (Com Eye Vee)
2015 Altos e Baixos (Com Dice)
2015 Superman (Com Hayru)
2014 Vencedor (Com Dmage Mc & Larah)
2015 A Va Vassati Va Loya (Com Zigo,  Mr Kuka, Hernâni Da Silva & Dice)
2016 Camisola 10 “Remix” ( Com Dj Asnepas, Flash Enccy & Azagaia)
2016 Camisola 10 ( Com Dj Asnepas)
2011 Bangalala “Remix” (Com Trez Agah, A-small, Armadu, Bala de Prata, Sem Paus & Suky)

 

Prémios e indicações

Mozambique Music Awards (MMA)

Mozambique Music Awards são prémios anuais apresentados pela BCI para reconhecer a realização excepcional na indústria da música moçambicana.

Ano Trabalho Prémio Resultado Ref.
2010 Kara Boss Melhor Rap Venceu [1]
2012 Charles (Com Rui Michel) Melhor Música Hip-Hop/Rap Indicado
2013 Blue Magic Melhor Música Hip-Hop/Rap Venceu [2]
2014 Blue Magic Melhor Ví­deo de Música Indicado [8]
2015 Dinda (Com Twenty Fingers) Melhor Musica Hip-Hop Indicado [3]
2015 Programa Hipertensão Melhor Programa de Rádio Venceu [9]

biografia de Jay Arghh

Jay Arghh (JR) membro co-fundador do Grupo Musical Moçambicano “NEW JOINT”, grupo este que consigo, deu os seus primeiros passos no âmbito musical no ano de 2008, mas veio mesmo a solidificar-se em 2009 com lançamento do seu primeiro single e vídeo que felizmente foi um ” HIT ” em rádios e televisões no país que era denominado ” NEVER GO DOWN (nunca vou abaixo) feat. K9 e LayLizzy e HANDS UP (mãos ao ar) ” , foi uma aparição diferente no meio da musica Moçambicana, em tão pouco tempo conquistaram imensos fãs pelo país inteiro, desde as crianças ate aos mais velhos. Foram vencedores no programa televisivo da ” TIM “, ficaram mais de um mês na primeira posição da Tabela dos VIDEOS mais pedidos e mais votados em todo Território NACIONAL . Eram a cara dos intervalos dos Jogos da Selecção Moçambicana de Futebol naquela época. E graças ao imenso apoio do público e dos amigos mais próximo, viram-se a fazer mais por si pelo seu PAÍS (MOÇAMBIQUE) , dai que os mesmos em 2010 Lançaram um Single denominado “TU VAIS LEMBRAR DE MIM” ( que aborda um tema super interessante, pois as pessoas só se lembram dos melhores após partirem, independentemente da área que o mesmo esteja a exercer) e GOSTARIA (um dos acústicos que mexem até hoje com todo indivíduo que sente que pitada de amor em si), este segundo single ” REBENTOU COM A ESCALA NACIONAL ” pois o vídeo foi um dos mais diferentes que o Pais já teria visto e termos da juventude e ainda por cima com conteúdo lírico muito claro e objectivo. Nessa onda de crescimento os mesmo foram convidados para MEGA SHOW’s que se realizavam no País como por exemplo os show de: CIARA E FAT JOE, ANSELMO RALPH, CABO SNOOP, TEAM DOS SONHOS, YUR DA CUNHA, LIZHA JAMES e muitos outros.

 

pois foi em Memoria de um dos membros do Grupo que perdeu a vida no ano de 2011, era o mascote do GRUPO. RIP DINIS RIBEIRO. A mesma TAPE conta com 18 Faixas Exclusivamente NEW JOINT só tem três participações : DENISE DE CAIFAZ, LAYLOW e K9. E 98.5% das instrumentais foram produzidas
pelos NEW JOINT.

Na entrada do ano de 2012 exploraram da melhor forma possível a sua Mixtape, fazendo um Super Show Ao vivo numa das casas de pasto da Capital Moçambicana, e Graças ao seu esforço e carinho do público esse foi um dos melhores show ate aos dias de HOJE.

De seguida em 2013 lançam o video/single daquela que seria a base para a sua afirmação com um dos melhores grupos moçambicanos da “nova escola” intitulado ” dou de tudo pra te ter de volta” , estando a partir desta feita martelada a sua posição em shows de diversa gama de artistas e consagrado como artistas versáteis e queridos pela nação moçambicana, após este sucesso o caminho foi sempre em frente e em 2014 colocou em sua lista mais um hit que em coordenação com este furou as paredes da música nacional e abraçou para o seu grupo a inserção de mais um membro DJ LOW LOW ficando desta 4 membros e criando a estrutura coesa que reside até hoje no grupo ficando ( Dj Low Low, Blaze, Kamas e Jr) “XIBEQUE ” até então a música mais famosa do grupo e com maior impacto . Após esta música e vídeo, o grupo lançou mais 3 vídeos com bons reviews críticos: “number one feat. Key Marques”, “a cena é essa cena feat os do momento” e ” Meu Amor”.

Dentre os vários achievements do grupo conta a aparição no
programa BIG BROTHER AFRICA gravado na África do Sul, como a maior delas, e também conta a gravação de três vídeos, em 2018, com artistas internacionais como BIG NELO, DUK&NIIKU E C4 PEDRO, colaborações com os MODELOS, The Groove, Tchobari, parceria com a 2M e gravação da
publicidade e video da musica “POKO A POKO SAI MUITO”.

 

Daí que, como projecto do grupo New Joint, a 06/09/2018, decidem lançar a carreira a solo do seu integrante “JR”, em simultâneo com a carreira do grupo, inicia com o lançamento do seu primeiro trabalho entitulado
“LÓTUS”, que desde o seu lançamento até a data tem trazido bons resultados na medida em que ocupa a posição cimeira no número de downloads e streams a nível nacional nos principais Blogspots, Rádios (faixa#3 Carlitos) e plataformas digitais de cariz internacional com mais de 200.000 downloads e streams.

A 19 de Outubro fez o show de lançamento da EP ,acompanhado do primeiro vídeo da EP da faixa #2 Vicio ft. YEDA, e contou com a participação da Banda Dugê e Sameblood os Primos, que foi também um grande pontapé de saída para consolidar ainda mais a sua carreira a solo.

 

Neste periodo desde o seu lançamento a solo até então têm sido shows atrás de shows tendo como destaque a sua aparição no MFW (MOZAMBIQUE FASHION WEEK), JAMESON FEST, Show Genesis ao lado do Alan e Banda Dugê, Grande Show Tesouro, dentro outros eventos.

 

Em Abril a sua música CARLITOS terminou em segundo lugar no maior concurso africano de músicas o AFRIMusic Song Contest carimbando a internacionalização do artista, com um total de 500.000 votos populares e segunda classificação no voto do júri.

Actualmente, para além de diversas colaborações com artistas internacionais tais como: PhoenixRDC, Harold, Tekilla e Sulo Beatz, e nacionais: Duas Caras, Hot Blaze, Mark Exodus, Kamané Kamas, Hernani da Silva, Lay Lizzy, Kloro, Ell Puto, entre outros. Em 2020 lançou o seu segundo EP “YASUKE” que foi um estrondo nacional na medida em que teve um review positivo pelos críticos e pelos fãs.

LEMA DE VIDA DE Jay Arghh: “NÓS EM PRIMEIRO E EM SEGUNDO OS TERCEIROS”

Os comentários estão fechados.