Oskido – Back To The Future (feat. Spikiri, Professor & Lady Du)

Oskido - Back To The Future background
Oskido – Back To The Future (feat. Spikiri, Professor & Lady Du)
Oskido
Back To The Future
217 Downloads download icon

ouvir musica

previous
play_pause
next
speaker
0:00
0:00

Baixar Musica MP3 download icon

  • Author: Oskido(feat. Professor, Lady Du)
  • Titulo: Back To The Future
  • Categoria:
  • Ano: 2024
Oskido - Back To The Future Download mp3

biografia de Oskido

Oscar Bonginkosi Mdlongwa (nascido em 23 de novembro de 1967) é um artista musical sul-africano, DJ, produtor musical e empresário. [2] Estando na indústria musical por mais de 30 anos, Oskido alcançou um status de destaque na indústria musical sul-africana, mais ainda na cultura popular jovem. Ele é, sem dúvida, um dos artistas pioneiros que popularizou o gênero musical Kwaito fora dos municípios da África do Sul, e ele foi fundamental para o surgimento do afro-house e de gêneros mais novos como o amapiano. Oskido é o cofundador da Kalawa Jazmee Records (anteriormente Kalawa Records), uma gravadora que é o lar de artistas musicais como Mafikizolo ,Bongo Maffin e muitos outros grupos importantes.

 

Filho do falecido Esaph Mdlongwa, político do Zimbábue , e mãe Emily Sophia Molifi, Oskido passou a maior parte de sua juventude no município de Luveve 5, em Bulawayo, no Zimbábue. Aqui ele terminou sua educação básica após se formar na Gifford High School, Bulawayo.

 

A carreira de Oskido começou depois que ele se ofereceu para se apresentar no Razzmatazz quando o DJ programado não apareceu. O falecido Ian Sigola desempenhou um papel importante em guiá-lo na cena do clube, emprestando-lhe seus vinis. Depois de retrabalhar canções e formular seu próprio som em estúdio, ele lançou as compilações em cassete ‘Mixmaster’ e ‘Big Jam’, aumentando assim sua popularidade fora de Joanesburgo, antes de ser apresentado a Bruce “Dope” Sebitlo, um sulista Artista musical africano que foi parceiro de Oskido no grupo Brothers of Peace. Sob a bandeira dos Irmãos da Paz, Oskido e Sebitlo lançaram e produziram oito álbuns entre 1994 e 2004, incluindo o clássico kwaito ‘Makwerekwere’, que desencorajou a xenofobia em estrangeiros, especialmente em zimbabuenses. bem como ‘Traffic Cop’ e os inovadores álbuns ‘Project A’ e ‘Zabalaza: Project B’, que são pioneiros do afro-house. A faixa-título de ‘Zabalaza’ chegou às pistas de dança em todo o mundo quando Louie Vega a licenciou e remixou para seu selo MAW Records. Ele também foi influente na formação de grupos como Mafikizolo, Bongo Muffin e Trompies.

 

Kalawa Jazmee Records (às vezes “KJ Records”) foi formada como Kalawa em 1992 por Christos Katsaitis, Don Laka e DJ Oskido e recebeu seu nome das duas primeiras letras de seus respectivos sobrenomes (Oskido costumava usar “Warona” na época). Boom Shaka (Lebo Mathosa, Theo Nhlengethwa, Junior Sokhela e Thembi Seete) foram a primeira contratação do novo selo, com o álbum de estreia “It’s About Time” lançado em 1993. Juntando-se ao selo da Trompie Jazmee em 1995, ele então se tornou conhecido como Kalawa-Jazmee Records, mais tarde, eliminando o hífen completamente. A empresa é atualmente dirigida por Oscar Mdlongwa, Don Laka, Bruce “Dope” Sebitlo, Zynne ‘Mahoota’ Sibika, Mandla ‘Spikiri’ Mofokeng e Emmanuel ‘Mjokes’ Matsane. A gravadora tem estado na vanguarda da cultura jovem e produziu outros atos importantes como Bongo Maffin, Mafikizolo, Thebe, Alaska, Professor, Uhuru, Dr Malinga Black Motion, Zonke, Winnie Khumalo, DJ Zinhle, Busiswa e muitos outros.

 

Kwaito é um gênero musical originalmente criado na África do Sul durante os anos 1990. Foi descrito como a música que define a geração que atingiu a maioridade após o apartheid. Oskido foi um dos primeiros artistas a produzir faixas de kwaito adicionando vocais às batidas de house de ritmo lento, e tornou-se popular na África do Sul. Mas a música de Oskido pode ser diferenciada do resto do gênero Kwaito com seus elementos particulares de jazz. Seu co-criador, Don Laka, que é um maestro do jazz, deu à sua produção um som híbrido que os diferencia dos demais. Oskido e seus parceiros de produção enfrentaram uma avalanche de críticas de todos os setores da indústria musical pela criação do Kwaito. Sua contribuição para o desenvolvimento da dance music na África do Sul lhe rendeu um Prêmio de Reconhecimento Especial no Channel O Music Video Awards de 2012. Ele também foi parte da tripulação Kalawa Jazmee homenageado no SA Dança Music Awards no mesmo ano.

 

Oskido também é conhecido por sua série de compilações ‘Church Grooves’, que começou em 2001 e mudou a cara das compilações de house sul-africanas, tornando-as um grampo na indústria pelos próximos vinte anos. Em 2012 lançou o projeto “I Believe”, que também é o nome de seu programa de rádio na Metro FM. Este programa, que foi iniciado com seu parceiro Madlozi, Maloka, e o NYDA, e visa transformar jovens nomes da música em homens e mulheres de negócios sérios.

Em meados dos anos 2000, junto com Greg Maloka, DJ Fresh, Vinny Da Vinci e DJ Christos, ele fundou a DJU (Deejays Unite), e essa equipe foi responsável por equipar jovens nomes da música e DJs com valiosas informações da indústria por meio do Southern African anual Conferência musical (SAMC). A conferência levou nomes como Black Coffee, DJ Tira, Euphonik e outros a entrarem na indústria da música e abriu portas para muitos outros.

No verão de 2019, ele lançou um novo álbum chamado ‘Akhiwe’, que combinava seu som distinto de meio-tempo com o gênero amapiano emergente. Ele colaborou com vários artistas no álbum, incluindo os pioneiros amapiano Kabza De Small e MFR Souls, e vocalistas como Toshi (que foi nomeado Melhor Vocalista de 2018 pela Traxsource), Monique Bingham, Winnie Khumalo, Zonke Dikana e Tamara Dey, cuja carreira Oskido ajudou a dar o pontapé inicial quando ela cantou no BOP’s “That’Impahlayakho”.

A estes nomes importantes juntam-se talentos mais jovens e igualmente talentosos, incluindo Drum Pope (que colaborou com DJ Vetkuk vs Mahoota) e Mapiano, que trabalhou num primeiro (e de grande sucesso)  cortado deste LP, “Balambile”. O atmosférico “Ma Dlamini” apresenta o professor ex-aluno de Kalawa.

No início de 2019, Mdlongwa compartilhou uma foto de seu novo restaurante, Daruma By Oskido Japanese Restaurant, em Waterfall Corner em Joanesburgo.

 

Discografia

  • Mixmaster Vol. 1 (1991–1994)
  • Big Jam Vol. 1 & 2 (1993–1995)
  • Brothers of Peace (with Christos and Don Laka) (1994)
  • Brothers of Peace: Traffic Cop (1995)
  • Brothers of Peace: King of Kwaito Uyagawula (1996)
  • Oscar Warona: Mother Paka (1997)
  • Brothers of Peace: Sphithiphithi (2000)
  • Brothers of Peace: Project A (2001)
  • Oscar Warona: Godzilla (2001)
  • Church Grooves Vol. 1–10 (2001–2010)
  • Brothers of Peace: Project B (2003)
  • Brothers of Peace: Project C (Zabalaza – The Struggle) (2003)
  • Brothers of Peace:Project D (2004)
  • Oskido I Believe 2013 (2012)
  • Akhiwe (2020)
  • Star Taxi
  • Oscar Warona: The New Testament
  • Oskido, Pearl Thusi, focalistic,Nokwazi Une Mali (2021)

biografia de Lady Du

Dudu Ngwenya mais conhecida como Lady Du é uma rapper, cantora, compositora, produtora, apresentadora de rádio e dançarina que nasceu em Ekurhuleni, Gauteng.

Lady Du está na indústria da música desde o ano 2000, porém sua grande chance veio quando ela mudou para Amapiano e quase imediatamente começou a trabalhar com alguns dos maiores nomes do gênero e do país, como o DJ Maphorisa, Kabza De Small , Mr JazziQ, DJ Clock, DJ Bongz e muito mais. Sua última colaboração com Busta 929, Mpura, Reec Madlisa, Zuma e Mr JazziQ gerou o hit “Umsebenzi Wethu” e ela marcou ainda mais seu nome no jogo com o lançamento de seus próprios singles de sucesso “Dakiwe” (com DBN Gogo) e ‘Catalia’ (com Junior De Rocka).

Os comentários estão fechados.