Stewart Sukuma – Planet Resolution (feat. K9 & May Mbira)

Stewart Sukuma - Planet Resolution background
Stewart Sukuma – Planet Resolution (feat. K9 & May Mbira)
Stewart Sukuma
Planet Resolution

ouvir musica

previous
play_pause
next
speaker
0:00
0:00

Baixar Musica MP3 download icon

  • Author: Stewart Sukuma(feat. K9)
  • Titulo: Planet Resolution
  • Categoria:
  • Ano: 2021
Stewart Sukuma - Planet Resolution Download mp3

Planet Resolution Stewart Sukuma youtube video

youtube image

biografia de Stewart Sukuma

Luis Pereira, conhecido como Stewart Sukuma é um cantor moçambicano. Seu nome artístico – Stewart Sukuma – significa ‘Levantar’ em Zulu e ‘Empurrar’ em suaíli.

 

Nasceu nascido em 1963, em Cuamba, província do Niassa em Moçambique . Vindo de uma família modesta, ele logo percebeu sua paixão pela música e em 1977 ele mudou-se para a capital Maputo, onde aprendeu a tocar violão, percussão e piano. Em 1982 ele juntou-se a um grupo de música como vocalista.

 

Ele ganhou o prêmio Ngoma em 1983 e logo se tornou um dos cantores mais tocados nas rádios nacionais de Moçambique, sendo descrito como “o vocalista masculino mais popular de Moçambique”.
Suas obras principais incluem canções como Felisminha , Xitchuketa Marrabenta, Sumanga, cantadas em línguas que incluem o Português, Inglês, suaíli e Echwabo.

 

Vida e carreira

Nascido numa cidade pequena, ele era um filho de um motorista de caminhão com uma renda modesta. Ele recebeu sua primeira guitarra como presente de Natal numa festa para as pessoas desfavorecidas e esta foi a rampa de lançamento para sua carreira profissional. Após a independência em 1975, Stewart começou como dançarino em algumas bandas de música. A morte da sua irmã mais velha, que havia deixado dois filhos e uma casa em Maputo, o levou para a capital de Moçambique em 1977 onde aprendeu a tocar percussão, violão e teclado e começou a cantar numa banda em 1982 .

 

Em 1983 ele gravou uma canção para a estação de rádio nacional – Rádio Moçambique – e no mesmo ano foi agraciado com o prêmio nacional de melhor artista revelação. Suas músicas começaram a passar com frequência na rádio, e ele se tornou o “cantor do povo”. Ele eventualmente trabalhado com a banda Orquestra Marrabenta Star. Mais tarde ele mudou-se para a África do Sul, onde ele lançou seu álbum Afrikiti em 1995.

 

Além da Orquestra Marrabenta Star fez parte de vários projetos e bandas entre eles, Alambique como percussionista/vocal , Mbila como vocalista e Formação 82 como percussionista/vocal.

 

Em 1998, Sukuma mudou-se para Boston , Massachusetts, onde ingressou na Berklee College of Music sendo o primeiro moçambicano a entrar nessa instituição.

 

Stewart já dividiu o palco com vários outros grandes artistas africanos como Angellique Kidjo , Ibrahim Abdullah , Oumou Sangare e Hugh Masekela . Desde 2009 tem digressões pela Europa e América Latina, apresentando em festivais como o Festival da Quaresma na Eslovénia, o Festival Kasumama na Áustria, o Festival der Kulturen na Alemanha, Tom de Festa e World Music festival em Portugal. No Brasil ele actuou no Itaú Cultural em São Paulo e no Flimar em Maceió. Na África do Sul participou do Cape Town International Jazz Festival.

 

Sukuma combina a música tradicional e contemporânea de Moçambique e instrumentação para criar música enérgica e dançante com sons Afro / Pop / Jazz. As melodias executadas por Stewart Sukuma são um reflexo das influências variadas ancestrais de Moçambique, incluindo a influência islâmica no norte de Moçambique, e da herança inevitável dos Portugueses espalhada em todo o país. Em 2010 ele iniciou um novo projeto musical para incentivar os jovens a tocar e ouvir marrabenta.

 

Discografia

  • 1995 – AFRIKITI
  • 2008 – NKHUVU

Singles

  • Felizminha – 2007
  • Wulombe – 2008
  • Olumwengo – 2009
  • Xitchuketa Marrabenta – 2010
  • Caranguejo – 2011

 

Compilações

1998: Novo Mundo Africano Bata Vol 4/Star piscina / Universal
2000: Moçambique Socorro / Naxos Mundial
2003: Musica da CPLP / Marcelo Salazar
2006: Contos de Moçambique / Sheer Som
2008: Zomba Mix / Disco
2011: Sofrimento / Unicef ​​/Neyma

 

Prémios

  • Prémio Award – Ngoma Moçambique 1992 – Josefina
  • Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 1994 – Julieta
  • Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 1996 – Afrikiti
  • Melhor músico – Mozart Award /UNESCO 1997
  • Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 2008
  • Personalidade Cultural do Ano 2008 – Jornal Notícas
  • Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 2010
  • Melhor Canção Alternativa do Ano – MOAMAS 2010

biografia de K9

Heber Daniel de Moura Bomba mais conhecido pelo seu nome artístico K9 (CANINE=CANINO, abreviação norte-americana vinda de polícia canina) é um rapper, cantor, compositor e director artístico, baptizado pelo seu considerado irmão mais velho Teknik.

 

K9 escreve poemas desde os seus 10 anos, sendo admirado sempre pelos professores que nunca acreditavam que seria da sua autoria. Desenvolveu seus dotes na Escola Nacional de Música e depois de suas condições financeiras complicarem com a separação dos seus pais, refugiou-se na Escola de Música da RM, dotado em piano e canto.

 

Depois de 4 anos de teclado e canto, em 2002 decidiu dedicar-se mais a voz como seu instrumento musical e abraçou o estilo HIP HOP, para evoluir a sua composição lírica com o seu primeiro grupo “LEGIÃO VERMELHA”, de seguida “ESQUADRÃO DE ELITE” (de vários rappers como os reconhecidos na história do Rap Moz: RageAzagaia & Scam). De seguida, pela afinidade uniu-se à “9mm” dirigido por Teknik.

 

Com o seu potencial tanto no UNDERGROUND como no COMERCIAL, em 2009 o Dj Dabo apostou e assinou contrato do seu projecto juntamente com Bilimbao e Fkay, a lenda DABO BOYS FAMILY.

Como o primeiro prémio foi da melhor música na Radio Cidade (de Maputo) em “Ninguém Me Abusa”, sendo considerado o melhor inspirador de refrões de HIPHOP.

 

Depois de um ano de muito trabalho, em 2010 apaixonou-se pelo talento escondido da rapper Rainha da Sucata e teve sua primeira experiência com êxito (como director artístico) e com as diferenças de cada membro conseguiu subir o pódio em recorde unico de prémios no MOZAMBIQUE MUSIC AWARDS (MMA) com 4 prémios (2012) suados pela produtora de videos FLASH STUDIOS e nomeado a solo tambem com seu primeiro vídeo dirigido pela CASE GRAPHICS.

 

A música “GAME” dos Dabo Boys (coro inspirador de K9), foi considerada a música principal para a GALA DOS ATLETAS 2011.  No mesmo ano K9 filiou-se com o rapper Danny Mazuze (que até actualmente tornou-se seu produtor executivo) e assinou com a produtora executiva HIT ZONE em 2012.

 

Na sua rota firme com a música “FACAS” abriu portas para activistas que acreditaram no seu potencial  intervencionista e humilde simultaneamente, que fez parte de duas campanhas de alta responsabilidade social como a MEPT (Movimento de Educação Para Todos), tendo gravado uma música e trabalhado em eventos do mesmo com o tema “Educação Para Todos” e uma universidade norte-americana Johns Hopkins University CCP e pela FDC, com apoio da USAID/PEPFAR e sob coordenação do CNCS que apoiou financeiramente num projecto social “ANDAR FORA É MANINGUE ARRISCADO” que teve a oportunidade de colaborar com artistas de renome e de outros ritmos como o Muzila, Nelto Miranda e Mr. Bow.

 

Actualmente o K9 tem-se firmado na HIT ZONE e para 2017 pretende abrir uma companhia artística designada “BLACK MULA” e estar no activo no seu áudio-visual artístico.

 

O K9 é caracterizado como polivalente pelas mensagens de intervenção social e também romanticas, inspiradas no quotidiano moçambicano e na sua vida.

Os comentários estão fechados.